Uma boa comunicação é a chave para o sucesso de um negócio, mas para que assim seja precisa de ser pensada, discutida, organizada e planeada. Um Plano de Comunicação é uma ferramenta indispensável para o setor do marketing, uma vez que permite definir estratégias e metas para a comunicação de toda a organização. Mas, atenção… um plano de comunicação não é o mesmo que um plano estratégico. Apesar de ligados, não significam o mesmo. O plano de comunicação depende, sim, do estratégico, uma vez que é necessário estar enquadrado e alinhado com a estratégia pensada e utilizada pela empresa em questão.  

Em praticamente todos os momentos do nosso dia-a-dia deparamo-nos com movimentos mecânicos e regrados. Sabemos que, para entrar numa divisão que se apresente de porta fechada, temos de abrir a porta e só depois entrar. Sabemos, também, que para andar de bicicleta precisamos de dar aos pedais. No marketing o mesmo acontece. Embora estejamos a falar de propósitos e contextos diferentes, a lição é a mesma: para alcançar um objetivo, há um processo por trás dele. Desde o primeiro dia da nossa existência que somos expostos a diversos processos, aprendendo a cumpri-los porque, por ação e consequência, compreendemos o seu valor e relevância. 

Para que os objetivos da empresa sejam alcançados é necessário cumprir-se um processo e uma caminhada que, por sua vez, precisam de estar descritos, previstos e, acima de tudo, planeados. 

Olhemos para o Plano de Comunicação como um manual de instruções. Seguindo-se os passos delineados, atingem-se as metas estabelecidas e ultrapassam-se os desafios previstos, potenciando, em última instância, o negócio ou a organização em causa.

Elementos de um plano de comunicação: 

  • Objetivo: o que se pretende atingir com tal comunicação;
  • Mensagem: o quê e como se pretende divulgar;
  • Público: quem se pretende atingir com a mensagem (colaboradores, clientes, fornecedores, imprensa etc.);
  • Estratégia: quais serão as ferramentas de comunicação eficazes para transmitir a mensagem e qual deverá ser o momento para isto;
  • Avaliação: de que forma a mensagem foi recebida pelo público, se o alvo atingido foi o definido.

Depois de completarem-se todas as etapas, é necessário elaborar-se e respeitar-se um cronograma de ações para que se cumpram prazos e metas.

Gostou? Partilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Hey!

Já que vem do facebook aproveite!