Backup : O que é e a sua importância

Em 2011, no dia 31 de março, surgiu na plataforma Reddit o Dia Mundial do Backup para aumentar a consciencialização dos usuários sobre a importância de preservar os ficheiros. A data escolhida faz uma referência humorística ao April Fool’s Day, 1 de abril. “Don’t be an april fool” – não seja uma partida de abril – presente no site oficial, World Backup Day.

A ideia de perder arquivos importantes pode parecer uma realidade distante mas, pelo contrário, um em cada dez computadores são infetados por vírus todos os meses. Existe até uma altura crítica para estes ataques informáticos, por norma aumentam na altura de entrega de teses universitárias porque sabem que os estudantes vão precisar desses ficheiros roubados e pedem milhares de euros para desencriptar os dados. A importância do Backup não se resume unicamente ao erro humano ou falhas do sistema, os roubos também entram para a estatística. 

Em média, 113 telemóveis são roubados por minuto em todo o mundo e 30% das pessoas nunca fizeram um Backup e 29% dos desastres são acidentais.

Nos dias de hoje já é possível automatizar a tarefa de Backup. Existem várias ferramentas que permitem substituir o trabalho antes realizado manualmente, para vários softwares e gostos.

O que é um Backup?

Um Backup é uma cópia de todos os arquivos importantes sejam vídeos, fotos, documentos e e-mails. O normal é guardar esses ficheiros num só sítio, que regra geral é o computador, deverá criar cópias externas ao computador.

Como fazer um Backup

Das várias formas de efetuar um Backup há duas que são as mais comuns: uma unidade externa (disco externo, cd’s, pen-drives) ou uma conta na nuvem. Há vários tipos de nuvens disponíveis como o iCloud, Dropbox, Google Drive, sendo estas as mais conhecidas.


Gostou? Partilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Hey!

Já que vem do facebook aproveite!